bikenauta

Março 18 2013

Quando você pensa em sair de casa, digamos do bairro Vila Rica, para fazer uma compra numa loja na Vila, cinco quilômetros de distância, lembra-se do trânsito infernal e decide ir de bicicleta a distância parece enorme. Você pensa em cada esquina que vai passar até seu destino. É longo o trajeto. Isto porque você está no nível material, nos limites do seu corpo. Mas há outra maneira de se ver as coisas. O livro Fernão Capelo Gaivota fala desse outro nível: “Você pode ir a qualquer lugar e a qualquer tempo que desejar. Quem despreza uma aventura por causa da viagem não vai a lugar nenhum. Mas quem releva o trajeto porque quer a perfeição vai a qualquer lugar, instantaneamente”.

- Zé, isso é autoajuda, é só papo.

Neste domingo, 17/03/2012, 07 ciclistas encontraram-se para ir até a fazenda Santa Clara, no município de Rio Preto, Minas Gerais. Nenhum deles pensava nas centenas de metros de pedal até chegar ao bairro Santa Cruz, nem em cada quilômetro que precisava vencer na estrada para Amparo e mais além, até Santa Rita de Jacutinga. Muito menos nos cento e quarenta quilômetros que íamos rodar movendo os pedais com os pés.

De novo, o ancião gaivota, ensinando a Fernão: “’Para ir a todos os lugares que existem você tem que começar sabendo que já está lá'. O macete, de acordo com o instrutor, consistia em deixar de considerar-se preso dentro de um corpo limitado e se sentir em toda parte ao mesmo tempo, tanto no tempo quanto no espaço”.

- Tem certeza que não é só conversa fajuta, Zé?

Descontraídos ali, no ponto de encontro, estávamos ao mesmo tempo em Santa Izabel do Rio Preto, ou já lá em cima em Santa Rita de Jacutinga, ou mesmo já rodando ao lado do nervoso rio Preto.

Cada um ali não tinha só seu metro e tanto de altura mais a bike, era grande, imenso, abarcava todo o espaço do trajeto que idealizamos percorrer e mais até, se preciso fosse. Transcender ao próprio corpo e "se sentir em toda parte ao mesmo tempo" não pode ser conquistado como se tomasse uma pílula. Não, é preciso muitas tentativas, esforço e persistência, mas se consegue ir tão longe por pensar que já está lá.

Um mistério: quando pensar em seu Criador, vá para esse nível de pensamento. Veja-O como ocupando toda a atmosfera em volta do nosso planeta. Não, mais, cobrindo todo o sistema Solar ou toda a Via Láctea. Ora, pense logo grande, nosso Deus tem o tamanho desse Universo e de outros. Estranhamente, você também irá crescer e seus problemas diminuir, diminuir até sumirem.

 

publicado por joseadal às 17:06

mais sobre mim
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
19
20
21
22
23

25
27
30



pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO