bikenauta

Outubro 09 2013

Os caminhos se desdobram pela face da Terra. Eles sempre foram feitos para facilitar a locomoção dos que viriam mais tarde. Um caminho pode ter sido feito com uma intenção e depois toma outra, conforme muda o interesse humano. O caminho que vai para Angra dos Reis, por exemplo, foi feito para servir na direção contrária. Os colonizadores que desembarcavam na baia da Ilha Grande abriram trilha encosta acima para, vencendo a serra do Mar, dominar o interior. Depois, o mesmo trilho, dificultoso ao estremo, serviu para trazer ouro das Minas Gerais a revelia da corte portuguesa. Hoje, automóveis em quantidade descem e sobem a penedia por uma estrada bem asfaltada levando e trazendo os humanos que procuram diversão nas praias. (ciclistas em Perequê com a serra do Mar dominando tudo lá ao fundo) 

Mas há caminhos que servem para fins temporais e espirituais. Assim é a estrada dos Tropeiros, antigo caminho que levava comerciantes, soldados e autoridades do Rio de Janeiro para São Paulo. Porém, esse caminho ganhou outra finalidade quando Deus permitiu a Rainha do Céu comunicar-se com os brasileiros de um modo muito íntimo. O povo dessa terra, que se misturou de tantos modos e formou uma nação de mestiços, ganhou uma imagem negra de Nossa Senhora.

 

Aquele local, no vale do rio Paraíba do Sul, passou a ser um tremendo foco de atração para os que têm fé de que a vida não é só essa. Agora, sábado dia 12, é dedicado a festeja-la e romeiros de todas as partes vão percorrer caminhos abertos há muito tempo, para vir venerá-la. Então, nessa sexta dia 11, vamos sair de bicicleta bem cedinho e percorrer 180 km para nos juntarmos a multidão de fiéis. A velha estrada dos tropeiros já está sendo percorrida por peregrinos caminhantes, cavaleiros, motoqueiros, motoristas e ciclistas. E nós nos juntaremos a eles.

(Zé chegando na basílica vindo de Campos do Jordão, mas isso já é outra história)

Quem quiser vir o encontro será às 5:30 na praça Brasil. A volta será no sábado, após a missa, de ônibus que custa R$37,00 a passagem trazendo as bikes no bagageiro.

Eu estou pronto para percorrer o longo caminho cheio de belezas, e você?    

publicado por joseadal às 13:37

mais sobre mim
Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
25
26

28
29
30


pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO