bikenauta

Novembro 11 2013

Quando se deixa Visconde de Mauá

– ah, que pena sair daqueles vales entre as serras com seus riachos gelados e arraias cheios de boa comida, novidades e música – subindo a serra, logo no primeiro quilômetro tem uma placa com esses dizeres: “Derrube as árvores de sua ambição e deixarás de pé as da floresta. Confúcio”.

Nesse domingo, 10/11/2013, fomos pedalar naquela linda região. As bikes foram colocadas na van e, nos carros, saímos para Penedo. Descemos as bicicletas na Capelinha, bem no começo da serra que em 15 km nos leva a 1.300 m de altitude.

- Que terrível programa, subir uma serra, "seu" Zé!

É uma experiência maravilhosa que queria que você experimentasse. Não é uma competição, é um passeio. Então, sobe-se cada um em seu ritmo. A estrada cheia de curvas corta um pedaço virgem da mata Atlântica e o canto dos pássaros e o murmurejar dos córregos é um deslumbramento.

A vista que se descortina em aberturas entre os bosques dominados pelas araucárias faz a gente viajar no pensamento e querer ver cada vez mais longe. Colegas passam por você e logo adiante somos nós que os deixamos para trás.

Bem antes do mirante cheguei junto a quatro rapazes de Resende e entabulei conversa com Irineu, que trabalha na Peugeot. Contou-me que o médico deu-lhe um ultimato quando alcançou 130 kg: É preciso mudar a alimentação e praticar um esporte! Assim, na marra, ele voltou a bicicleta que havia abandonado há muitos anos.

Despedimo-nos na virada da serra, não antes de tirarmos fotos da paisagem de tirar o fôlego.

Vem então, uma descida fantástica que voando não consigo deixar de pensar que vou subí-la na volta. A inclinação termina na praça de entrada da antiga vila. Mas nosso destino era Maromba, e assim continuamos subindo e descendo, entrando em um vale e saindo dele para outro. Chegamos a cachoeira e um banho gelado nos revigorou. Depois de relaxar em meio a brincadeiras e muita amizade voltamos para almoçar em Maringá.

(foto do amigo Eugeny no escorrego de Maromba)

Depois foi deixar para trás a vida de sonhos e voltar a vida real, mas subi a serra pensando no aviso do sábio chinês: Derrube as árvores da sua ambição.  

publicado por joseadal às 21:15

mais sobre mim
Novembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

12
13
14

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO