bikenauta

Junho 15 2014

Neste 13/06/2014, subimos pedalando a serra da Mantiqueira.

- Vocês pedalaram quilômetros e quilômetros só pra ver uma fogueira, Zé?

A festa e a fogueira em Santo Antônio do Rio Grande deviam pertencer com destaque ao calendário de eventos turísticos do Brasil. Por sua beleza, simplicidade e por tanto que é carregada de emoção, a festa precisa ser vista. Por isso saímos de 400 metros, altitude no médio vale do rio Paraíba do sul, para os 1.200 metros  na região de Bocaina de Minas. A pequena Santo Antônio do Rio Grande, distrito de Bocaina, fica no meio de um belo vale cercado pelos picos da serra.

Pedalamos 110 km, mas não se pode ficar pensar nisso. Estabelece-se o destino dando consideração a todas dificuldades do percurso e o esforço que se vai despender, então deixa-se isso numa parte profunda da mente – aquela responsável por nos dar força e ânimo – e nos deixamos envolver pela beleza do caminho.

Assim, o ciclismo é um bom exercício físico que nos permite ao mesmo tempo fazer um turismo rural. E toca a subir.

Sempre que possível procuramos caminhos livres de trânsito de veículos e, desse jeito, acabamos cercados pela exuberante natureza.

Na maior parte do caminho giramos os pedais sem muita dificuldade, mas há trechos – que como disse o amigo Nilson: dá vontade de sentar e chorar – de subida bem pesada. Primeiro todos os músculos tentam nos empurrar para cima, mas há momentos que o jeito é desmontar e empurrar. Assim foi a trilha entre Carlos Euler e Bocaina de Minas passando pela cachoeira.

E nesse incessante exercício, desde às 6:30 da manhã até 17:30, começo da noite, encontrou-se gratas surpresas. Meus colegas de aventura depararam com uma serraria igualzinha a que o pai deles tinha quando eram meninos.

Não faço ideia da emoção que passou pelo peito de João e do irmão sentandos nas toras, vendo a velha serra de fazer tábuas e aspirando o cheiro bom da serragem e da madeira. Mas não deu para prolongar a reminiscência, a noite caia rápido

e a festa em Santo Antônio estava para começar. Seguimos.    

publicado por joseadal às 13:37

mais sobre mim
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
20
21

23
24
25
26
27
28

30


pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO