bikenauta

Julho 11 2014

O caminho estreito, longe dos avanços tecnológicos, é ótimo para se pensar e refletir. Por ele carros passam muito raramente, não há música alta e gente se dando encontrão. Então, pode-se abstrair, relaxar a vigilância e se voltar para dentro de si mesmo. Na estrada de chão na qual seguia para Bocaina de Minas pude desenvolver um pensamento: o que foi o anarquismo no fim do século XIX. Tinha lido num pequeno tratado que a palavra vem do grego e significa: an (sem), archon (governo). Os primeiros a pensarem isso eram idealistas sonhadores e descreviam seu sonho, assim: “os anarquistas buscam ordem e liberdade para todos, sem exceção, mas nada imposto por outras pessoas e sim um processo natural que viria da disciplina própria de cada um e da cooperação voluntária, pois o essencial era isto: obedecer às leis da natureza do seu modo, ficando livre para viver em paz com seus companheiros”. A ideia ganhou duas vertentes, o Anarquismo e o Socialismo.

Pierre Joseph Proudhon (1809-1865), que escreveu Pesquisa sobre o Princípio do Direito e do Governo, ensinava que “a única fonte legítima de propriedade é o trabalho. Tudo que uma pessoa produz é por direito dela e nada além disso o é. Que cada indivíduo tenha por direito a posse das ferramentas ou da terra para produção, sendo sempre 'vigiado' pela sociedade que regulamentaria e organizaria tal produção”. Ele lançou as bases da autogestão.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (1814-1876), o mais famoso anarquista, disse: “O coletivismo, é o futuro do mercado. Nele os trabalhadores administrarão seus meios de produção através de suas próprias associações numa tentativa de conseguir resultados mais expressivos”. Foi o idealizador da cooperativas.

Assim, o anarquismo não é o caos, como querem fazer das manifestações de protesto, mas um andar comandado por sua própria consciência e pensando no bem comum.

publicado por joseadal às 00:11

mais sobre mim
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO