bikenauta

Março 23 2014

O restaurante do japonês é mais uma mercearia, mas por falta absoluta de opção do bairro à saída de Mendes o proprietário, que parece mais um nordestino, serve comida.

Na varanda, junto ao trânsito incessante de entrada e saída da cidade, os ciclistas se misturaram com os clientes e fizeram uma gostosa refeição. Depois de rodar mais de 80 km a turma se deu o direito de ficar à vontade e conversar. Um casal, numa mesa próxima, logo entrou em nossa conversa e mostrou aquela admiração que já estamos carecas de ver nos que não andam de bicicleta para longe.

- O quê, vocês estão vindo de Volta Redonda?!

Olhando a cena, tomando goles do meu vinho gelado, viajei pensando em como a bicicleta é um veículo versátil. Quando de passagem por Conceição de Macabú fiquei feliz de ver as bicicletas servindo para tudo, numa cidade pequena onde tudo fica a não mais do que cinco quilômetros. Quase todas as bikes tinham cadeirinha atrás e, hora da saída da escola, mães e pais em quantidade desfilavam carregando a preciosa carga. Mas também vi gente carregando televisão, compras de mercado, latas de tinta e por aí vai. 

É um sonho, eu sei, mas que me faz bem imaginar. Imaginar um mundo onde os veículos a motor serão usados muito seletivamente.

Sei que é demais, visualisar uma época em que a família vai de bicicleta almoçar na casa da avó, o profissional deixa sua casa e vai para o trabalho em sua bike e o executivo segue para uma reunião a 100 km de distância saindo bem cedo em sua “magrela” aro 29 com 30 marchas. Os relógios pareceriam diminuir o caminhar de seus ponteiros e ao passar um pelo outro as pessoas se saudariam amavelmente ao invés de dispara palavrões no trânsito, como é hoje.

     

publicado por joseadal às 13:24

Que belo passeio e que descida alucinante de Mendes para Paracambi...
João Bosco a 23 de Março de 2014 às 15:37

mais sobre mim
Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO