bikenauta

Fevereiro 20 2011

Quantas coensidências se encontra entre os desportistas, aquelas pessoas que amam um esporte e dedicam tempo à ele. É o que estou lendo surpreso na biografia de Élio Adriano, imperador romano: "Se pudesse escolher a vida que teria no mundo dos deuses optaria pela do centauro. Entre mim e meu cavalo Borístenes o entendimento era de uma precisão matemática. Lançáva-me num galope a alta velocidade sob o sol e o vento sabendo dos riscos de um erro. Mas o prazer era intenso demais  para que eu lamentasse um ombro desolocado ou uma costela partida". É como o ciclista e sua magrela descendo a sessenta por hora numa estrada cheia de pedras e buracos. A agonia do perigo e os limites do possível são atraentes demais.

E na hora do rango, seria o imperador diferente do ZéPedal? "Saboreei numa sórdida espelunca em Égina, a despeito do ambiente imundo da taverna, uma refeição tão gostosa que parecia ter um sabor sacramental. O vinho inicía-nos nos mistérios vulcânicos do solo e nas riquezas minerais ocultas na terra. Uma taça do simples Samos, degustado ao meio-dia ou saboreado numa noite de inverno, num estado de fadiga, espalha um fluxo abrazador pelas artérias e nos dá uma sensação quase sagrada". Quem não se lembra do saboroso macarrão que a alegre e trabalhadora dona Marilda fêz às dez horas da noite para os famintos ciclistas que vinham de Ibitipoca?

E a água, o refrescante líquido da vida? Teria o imperador de Roma o mesmo gosto do simples ciclista que se curva para beber água de uma bica natural? "A água bebida na concha da mão ou na própria fonte faz correr em nossas veias os sais da terra e a chuva do céu".

O imperador Adriano em seu cavalo andando e correndo por horas e horas não pensava ou sentia diferente de mim, o ciclista Zé Adal correndo o dia inteiro sobre sua bike. Como disse o poeta: somos todos iguais esta noite.

publicado por joseadal às 16:03

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26

27
28


pesquisar
 
Tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO