Por séculos, a cada missa, o sacerdote diz a frase litúrgica: “Palavras de salvação” e lê nos evangelhos alguma instrução do Senhor Jesus para nós humanos.
São sempre axiomas, fórmulas que servem para todas as ciências, seja Física ou Química, Direito ou Psicologia. Uma dessas proposições é a que está escrita em Mateus 24:28: “Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias”. É sempre um fato. Em Geologia Química, por exemplo, existe a diadoquia, como a atração dos íons de Magnésio pelos do Ferro formando compostos que dão orígem a rochas. Existindo algo de interesse ali se ajuntarão os que precisam dele. Foi assim neste sábado, 30/04/2011. Oito indivíduos vieram pedalando de bairros diferentes para um ponto de encontro. O motivo ou interesse era o de pedalar até a vila da Fumaça nos contrafortes da serra da Mantiqueira. (foto do 66)
A manhã estava fresca com um sol que espantava o frio. Mas em Barra Mansa o nevoeiro escondeu o astro e o frio aumentou estimulando os ciclistas.
Com o rio Paraíba do Sul à nossa direita chegamos a Floriano, atravessamos na ponte e seguimos para Quatis, onde um lanche reforçado nos esperava. Depois de pegarmos água fresca na fonte e brincarmos na ponte que balança, fomos para Falcão, subindo sempre. Um banho gelado de chuveiro e uma bebida refrescante nos deixaram prontos para correr para Fumaça.
Aí, aconteceu o que sempre acontece nas relações humanas, separação. Ainda condicionado ao axioma: o interesse atrai os corpos. Quatro foram por um lado, para a vila, e os outros seguiram para a cachoeira da Fumaça. Depois do almoço nosso grupo desceu o morro Grande. Foram oito quilômetros de descida em estrada cheia de pedras soltas e com um visual lindo do lado esquerdo. A adrenalina corria nas veias com a bicicleta se equilibrando precariamente numa velocidade de mais de 50 km.
Em Quatis o interesse tornou a dividir o grupo e dois seguiram para Volta Redonda por Amparo e a outra dupla tornou a passar pela Dutra. O passeio, com seus interesses múltiplos, completou-se com paz, muito esforço e camaradagem. Teve uns gatos pelo caminho, mas isto já é outra história.
E você, o que o atrai a ponto de deixar o conforto da poltrona para se juntar a outros num interesse comum?