bikenauta

Agosto 10 2011

Excelente exercício o ciclismo combina a tração de muitos músculos - costas, braços, pernas, tórax e barriga - com o deleite dos sentidos - a visão enchendo-se de imagens da natureza, como dos coqueiros jerivá destacando-se na paisagem do Cafarnaum por onde passamos ontem, e o olfato, o tempo todo agredido pelos odores civilizados, regenerado pelo ar puro dos campos.

Excelente, palavra irmã de excelso, remete a imaginação para o que é elevado. O ciclismo difere do exercício dentro de uma academia em muitos graus. Primeiro, porque ao invés de confinar o espaço expande-o em todas direções e muito especialmente para cima, para a vastidão azul do céu.

Segundo, não falo por mim, não as frequento, mas ouço falar da sensualidade que a vista de mulheres em posições excitantes cria nos que se exercitam neste lugares. No ciclismo, mesmo quando temos companhia das meninas a sensualidade se dissipa pelo espaço aberto, pela velocidade em que rodamos e pela camaradagem. Enquanto pedalamos somos estimulados por outras emoções que não o narcisismo de ficar com o corpo malhado. Da contemplação do belo na natureza se pode chegar mesmo a um estado de meditação. O ciclismo excede um simples exercício.

E assim foi ontem, domingo, 07/08/2011, por toda manhã. A estrada empoeirada desdobrava-se ante as rodas das bikes, umas poucas subidas nos distraia do ritmo sempre igual dos pés no pedais, a vegetação variava dos pastos pardacentos do inverno sem chuvas para matas sombreadas, a travessia dos riachos de águas límpidas era motivo de brincadeiras e a serra da Bocaina, imponente, estava sempre vigiando nosso avanço pelo vale formado pelos sedimentos que desceram dela por séculos e séculos.

A volta sob um sol forte de inverno nos avisou que neste verão o ideal será sair cedo, não ir muito longe e estar de volta pelas 14 horas. O que passar disto é sacrifício. Em casos excepcionais, é um excelente esforço e uma prova de valor.              

 

publicado por joseadal às 23:15
Tags:

mais sobre mim
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
Tags

todas as tags

blogs SAPO