bikenauta

Outubro 02 2012

Lia São Bernardo, livro de Graciliano Ramos, no ônibus para o Rio de Janeiro. Era pouco mais de cinco horas da manhã, mas depois de acordar não consigo dormir e não podia continuar remoendo todo o plano para chegar a Petrópolis e participar do Desafio Audax, 80 kms pelas serras. Um engarrafamento na Dutra e perderia o ônibus para a cidade serrana e adeus meu pedal. Assim, lia para me distrair o livro que fala de histórias desses sertões do Brasil que amo tanto. Descia a serra das Araras e com certeza a minha bike estava pra lá e pra cá dentro do bagageiro, mas minha cabeça só pensava em chegar a Petrópolis.

O sol estava lindo, deu tudo certo e às 8 horas estava na cidade de D. Pedro. A saída do grupo, da frente da Catedral, ainda demorava e pude visitar alguns pontos bonitos da cidade. Em frente à universidade pedi a uma bela fotógrafa que registrasse minha passagem diante do famoso prédio com seu relógio de flores. Fazia frio, mas dava para aguentar bem. 

Um café gostoso com um pão com manteiga que só os petropolitanos sabem fazer e fui passar pela casa de Santos Dumont bem na hora em que o Pai da Aviação deu uma rasante com seu 14 bis que quase raspa em meu capacete.

   

Ainda dava tempo de ver o Palácio de Cristal, afinal a Catedral estava logo ali. Antes de um pedal a gente fica ansioso, pelo menos eu fico, mas ontem estava tranquilo apesar de além do difícil pedal com um grande grupo ter planejado deixá-los e voltar pra casa pedalando sozinho.

- Zé, desculpa aí, mas você está aparecendo muito. Fala do pedal de uma vez.

Bem, acabou o turismo, chegou a hora do desafio. Então, corri para a catedral de Petrópolis com suas formas esguias apontando para o céu. Diante dela um monte de gente sorridente e com uniformes coloridos, eram os participantes do Audax Vale das Princesas.

Estava tudo bem organizado com a polícia municipal nos escoltando pela avenida de saída da cidade. Até que acabou o passeio e entramos para a subida do Cantagalo. Então era usar a marcha 28 ou 29 e fazer muita força com as pernas. Num instante o primeiro pelotão sumiu da minha vista; agora era dar duro para ficar no meio do grupo intermediário. Atravessamos a BR 040 e passamos por Araras com suas lojas de artesanato. E aí o bicho pegou. (este foi um ponto de parada no Vale das Videiras)

Uma subida sem fim, 40 km que dava quase pra chegar no céu. Pedalava no meio de uma turma jovem que aos poucos foi desmontando e usando as pernas para caminhar empurrando as bikes. A gente se sente bem quando um jovem nos diz: Quero chegar na idade do senhor pedalando assim)

Tenho que dizer: o Audax não é bom para marcar trilha. No meio de uma ladeira doida veio a turma da elite de volta, o caminho não era aquele, era outro. Bem acima surgiu uma bifurcação e ninguém sabia para onde ir. Enquanto um olhava o GPS e outro jogava uma moeda, o Zé Perdido achou melhor perguntar numa casa. Era para direita, outra subida, mas a rapaziada já tinha descido à esquerda. Sumiram.

Cheguei a Palmares, com o pelotão de frente voltando voado para Petrópolis para fechar o Desafio. Comi frutas, bebi bastante água, despedi-me do pessoal de apoio e de alguns colegas e toquei para Paty de Alferes.

No blog Com a Cabeça das Nuvens, do amigo Michel, pedindo-se para localizar Petrópolis encontra-se a descrição desse mesmo pedal e ele diz que chegou em Vassouras às 17:30h. Michel pedala muito, mas eu tinha de chegar lá até 16:15h para pegar o ônibus pra casa. Ele não contou a que horas saiu naquele dia, mas desconfiava que havia sido antes da hora que sai, 9 horas. Tinha que pedalar muito. O asfalto entre Miguel Pereira e Vassouras é bem plano e deu pra correr bem, mas já na chegada tem umas elevações que para quem 'já está no bagaço' dá vontade de chorar.

Bem, deixa de papo, acabei pegando o ônibus que chegou atrasado. E o pedal foi perfeito.   

publicado por joseadal às 02:34

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
18
19
20

22
23
24
26
27

28
29
31


pesquisar
 
Tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO