bikenauta

Junho 16 2013

O pedal deste domingo, 16/06/2013, foi marcado pela presença de bons amigos que não pedalavam com a gente há um bom tempo.

Fez-me lembrar do samba, A Volta do Boêmio.

- Não me diga que você vai cantar essa música tão manjada, Zé?!

A letra parece simples, mas se ouvir com o coração aparece muito mais coisas.

Imagine um bar com pouca luz, uma roda de samba, dois no violão, um no pandeiro e outro levando um samba e marcando na caixa de fósforo. Mulheres em volta movendo o corpo ao ritmo gostoso. De repente, alguém se levanta, aponta e porta e exclama pra todo mundo ouvir: Ele voltou, o Boêmio voltou novamente... A música para e todos se voltam para quem chega.

O Boêmio é o tipo que qualquer um de nós gostaria de ser. Aquele que por onde passa faz amigos. A pessoa que mesmo distante é lembrada e comentam: - Lembra daquela vez que o Boêmio levou a gente naquele alto, uma subida do caramba... – Pô, cara, tive de dizer: ô Boêmio fdap! – Mas que foi bom, foi. E o boêmio, como deve se sentir vendo o sorriso aberto nos rostos alegres ao vê-lo chegar. O Boêmio não tem “o rei na barriga”. Breque!

Breque era uma interrupção nos antigos sambas, quem é de agora nunca ouviu. Moreira da Silva usava essa parada em quase todas as suas músicas. Breque!

Com o rei na barriga” é uma expressão portuguesa que significa: orgulhoso, soberbo, de nariz empinado. Porém, essa expressão é um típico caso de afirmação negativa. Ela não quer dizer: fulano é soberbo porque tem “o rei na barriga”, não. Ela quer dizer: fulano é soberbo porque Não Tem “o rei na barriga”. É que esta expressão está se referindo a Nossa Senhora. Ela, quando estava com “o rei de todos os reis na barriga” era o exemplo da simplicidade e da preocupação com todo mundo. Beijo a mão de Nossa Senhora.

Mas voltando ao Boêmio, ele vê todos os amigos sorrindo para si e pensa: graças a Deus que me deu o dom de juntar tantos amigos. Assim deve ter sentido o amigo Fabiano hoje, sendo recebido por nós. E assim vai sentir Dunga e João Bosco quando aparecerem no ponto de encontro para pedalar de novo com a gente: Ele voltou...!   

publicado por joseadal às 19:10

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
15

17
19
20
22

24
25
26
27
28
29

30


pesquisar
 
Tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO