Sabe, ler vários livros tende a embaralhar as ideias, ou ver mais longe. Quem sabe? Um amigo me deu um folheto, A Transformação Interior, onde em cada parágrafo encontrei um pensamento que concordo: “Só os insensíveis e egoístas, estão contentes com o mundo tal como ele é atualmente”. Às vezes penso que eu estou errado e todo o resto é que está certo, mas ali diz que tem muita gente pensando igual a mim. Mas não sou - nem você é - um escolhido, temos de dar duro: “É necessário praticar reflexões e meditações diariamente. Transformar nossos pensamentos exige paciência e perseverança para intensificar os esforços quando os resultados não forem aparentes”. Dias estamos nos sentido cidadãos de primeira linha, merecendo louvor, e noutros somos uma bosta. Isto me lembra o que li na revista Bicicleta nº 31, o plano de Antônio Olinto de pedalar no norte da Índia, em Ladakh: “É conhecida como pequeno Tibete.
Nela estão as estradas mais altas do mundo, pois é um platô a 5.600 metros. Chegar até lá de bicicleta não é uma tarefa a ser subestimada. Acredito que devemos ser humildes e lembrar que o segredo de vencer uma grande montanha é a lentidão e perseverança. No Brasil não temos essas altitudes, mas a Bocaina ou a Mantiqueira nos provê subidas bem íngremes”.
Sou um aficionado pelas subidas e serras. Nelas se aprende que a vida não é diversão, é esforço. Mas também não é uma guerra. Uma subida ou os desafios familiares e profissionais são para ser enfrentados como se estivéssemos em cima da bike, pedal e pedal. Toda a força focada num ponto. A energia da mente descendo pelo tronco, passando pela genitália – Freud disse que não se pode deixar o sexo de fora, nunca – descendo pelas pernas e descarregando pelos pés sobre o pedal. Mas o resultado, ver-se tudo lá do alto, é maravilhoso! (foto do amigo Edinho)
Por isso te convido para subir a Bocaina, em Silveiras, com muito esforço. Saímos de 617 metros para 1.917 metros, em 30 km. Vamos visitar a nascente do rio Paraíba do Sul. Saimos no sábado, 7 de setembro, às 6 horas. A van vai nos levar e trazer, e as nossas bikes, por R$45. Pedimos que o dinheiro seja entregue na gráfica até dia 05. Quem quiser pode ir no carro próprio nos acompanhando.