No dia 4 de junho de 1944 - tinha eu dois meses e meio de vida - jovens ingleses, norte-americanos, canadenses, indianos, franceses, australianos e de outras nacionalidades, receberam ordem de arrumar seus equipamentos. Não tinham muitas informações, mas só a certeza de que entrariam em ação.
(o general Eisenhower dando as últimas instruções a tropa)
No dia seguinte, a expectativa era enorme e uma ansiedade muito grande eletrizava os campos onde estavam acampados. E então, naquela noite foram postos em movimento para embarcar em seus navios. Naquela madrugada começava o Dia D, 06/06/1944, a invasão da Europa.
(na carlinga do avião, corações aos saltos, os paraquedistas rezam ou choram; chegara a hora)
Hoje, sinto-me como aqueles rapazes, uma pontada de ansiedade começa a oprimir meu peito. Logo mais vou por em ordem minha bike: limpá-la, fazer alguns ajustes, azeitar a relação e a corrente, enfim, deixa-la pronta para rodar muito. Diferente daqueles guerreiros, eu e mais oito colegas, sabemos o que vai acontecer na madrugadinha do sábado, 07/09/2013, vamos colocar as bikes na carretinha e tomar nossos assentos na Kombi do Peixe com destino a Silveiras, SP. (situação como da vez em que fomos pedalar para o Boqueirão, só que desta vez ainda estará escuro)
Nossa missão: tomar de assalto a serra da Bocaina e chegar, qual um aguerrido pelotão de ataque, a nascente do rio Paraíba do Sul. Sairemos de 400 metros do nível do mar para 1900 metros em 25 km.
Que Deus todo Poderoso esteja conosco.