bikenauta

Fevereiro 05 2014

As serras são maravilhosas obras de Deus.

- Zé, toda pessoa bem informada sabe que uma serra é uma formação geológica, fruto de imensas forças naturais.

Não sei dizer se um cara sem fé vê tantas ou mais belezas numa serra quanto as que eu vejo. E elas são para ser admiradas, pois cada qual tem suas características. Quando se sobe a Bocaina vê-se todo sopé e o mar de morros se estendendo a perder de vista. E depois de se atravessar o platô ela deixa ver o mar em toda sua plenitude. Assim é a serra do Mar.

Os geólogos explicam que seu granito foi expelido do interior da Terra há milhões de anos, mas não transbordou na superfície, ficou debaixo do chão. É uma caraterística chamada de plutonismo.

 Já a serra de Santa Maria Madalena faz parte do maciço ou kratton de Italva e tem, como diz o site da prefeitura: “um relevo bastante acidentado, apresentando várias montanhas que juntas, formam esta grande serra. São elas a Serra da Grama, de Triunfo, do Sossego, da Morumbeca, dos Pontes, da Fortaleza, do Macapá e do Fumal. [vou passar na base de uma imensa rocha que é chamada de Pão do Açúcar]. Por outra parte o município tem planícies no meio das serras, como: do Brinco, Triunfo, Sossego do Imbé e, além de outras. Sediada numa região naturalmente exuberante, com afloramentos rochosos esculturais em abundância, Santa Maria Madalena foi eleita Cidade da Geologia”.

Desta forma é bem possível que não vá ter uma visão magnífica do mar já que vou subir até vales nos quais o caminho, passando entre grandes rochas, esconderá a vista do mar.

Mas também é deslumbrante andar, pequenininho, em cima da bike, por entre vertiginosas serras.  

publicado por joseadal às 22:16

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
25
26
27


pesquisar
 
Tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO