bikenauta

Maio 19 2014

- Ah Zé, hoje você vai falar de belas ciclistas?

Estou me referindo aos belos recantos, ainda escondidos, nas terras do município de Bom Jardim, nas Minas Gerais. Como está acontecendo em todos os lugares, há três meses ali foi formado um clube de ciclistas. Um vereador que é ligado a este esporte conseguiu motivar a secretaria de Esporte, Laser e Turismo e realizaram o 1º Trilhão de Bike. Os Pedaleiros da Serra e o governo municipal estão de parabéns. As belezas de sua terra foram vistas por mais de uma centena de amantes do mountain bike de lugares tão distantes quanto Juiz de Fora, Valença e Volta Redonda.

Neste domingo, 18/05/2014, a praça em frente a um colégio ficou cheia de alegres desportistas. A manhã de sol nublado e com um vento frio serrano fazia que a pequena multidão se mantivesse bem ajuntada. Era uma visão prazerosa os abraços de amigos que a tempos não se viam e o sorriso no rosto das pessoas nos pequenos grupos que falavam animados.

 

Uma tenda armada fervilhava de participantes que se inscreviam, assinavam um termo de responsabilidade e contribuíam para ajudar um jovem.

Um som estimulante saia dos alto-falantes, até ser interrompido por um dos organizadores que explicou alguns arranjos feitos para nos auxiliar no percurso.

E as ruas de Bom Jardim foram tomadas pelas bicicletas, era lindo de se ver.

Corremos pelas ruas asfaltadas até que saímos do perímetro urbano e corremos pela estrada de terra. No começo o terreno era plano, mas logo pegamos uma subida forte para vencer um morro grande à esquerda. Virando a serra descemos num belo vale onde o caminho virou um trilhozinho estreito no meio de uma vegetação baixa e dominada pelas araucárias.

Era um perigo, pois o chão tinha muitas raízes altas. Mas não demorou muito e voltamos a estrada. Porém, por pouco tempo. Num ponto de apoio onde um carro nos oferecia água voltamos a subir, e subir muito. Era um morro após outro, cada um mais alto e com muitas pedras soltas e miríades de pelotinhas de ferro que faziam o pneu deslizar. Quem descia da bike tinha a maior dificuldade para subir novamente, por causa da inclinação do terreno.

Mas aquela parte pior, que tornou melhor o Trilhão, não durou muito e logo pegamos uma descida em que as bikes pareciam voar. Observe as fitas que nos auxiliavam no percurso.

De volta a estrada vimos a cidade e o cruzeiro no alto de outro morro. Então foi acelerar para chegar ao ponto em que tudo iniciou e cercados de amizade almoçar uma comida farta e feita com muito carinho por amigas voluntárias.

Que belo dia passamos! Quanta coisa bonita Bom Jardim tem pra mostrar.

      

publicado por joseadal às 18:15

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


pesquisar
 
Tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO