Tenho três boas notícias sobre o pequeno plantio de uma mata ciliar à cabeceira do rio Brandão, no bairro Santa Bárbara, em Volta Redonda.
- Amigo Zé, sabendo de minha dificuldade de entender esse mundo moderno, diga-me: por que os ciclistas de nossa cidade estão se ocupando de plantar árvores? O negócio de vocês não é pedalar?
Nós ciclistas, sempre em contato com a natureza, aprendemos a amar o meio ambiente natural, a não sujá-lo, preservá-lo e mesmo recuperá-lo. Com isso estamos exercendo simplesmente a cidadania. A lei 7.803, de 1989, assinada por José Sarney, diz no parágrafo 2º: “a vegetação nativa deve ser recuperada ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal”. É isto que vamos fazer, dando exemplo.
A primeira boa notícia é que o colega Ademar Valim usou sua caminhonete para pegar cem mudas de árvores de espécies nativas no viveiro da fazenda do Ingá e levou-as até o local do plantio, perto de Getulândia.
Outra boa notícia é que o programa Dário de Paula de amanhã, 4ª feira, 17/12/2014 terá em sua pauta uma discussão sobre este evento dos ciclistas volta-redondenses. Assistam na 99,3 FM a partir das 7:30. Não sei em que horário acontecerá a entrevista.
Finalmente, uma mudança para melhorar o evento. Os colegas que costumam pedalar na 5ª feira pela manhã pediram para fazer o plantio pela manhã. Então, o encontro será na pça Brasil, às 7:30, deste dia 18/12/2014. Venha participar. Doe seu esforço para nosso planeta que tantas maravilhas nos oferece. Traga uma pazinha de pedreiro, se tiver, para abrir o local em que ficará sua árvore.